19 janeiro 2010

Saúde

Fatos engraçados circundam nossa vida a todos os instantes, alguns não tão engraçados mais que temos que dar boas risadas para não chorar. Infelizmente a alguns dias estou com meu irmão mais novo internado em determinado hospital da cidade e lá graças ao Bom Deus encontrei um amigo que a pouco havia saído da UTI do Pronto Socorro, na minha opinião ele é no mínimo um herói sair dali com vida. Nossa coisa de Super Homem.

Esse amigo então se propôs a me contar toda a sua saga, ele ficou por alguns dias internado na UTI do Pronto Socorro da cidade, o diagnóstico não era dos melhores afinal tratava-se de "DENGUE HEMORRÁGICA", logo todos o amigos ficaram bastante preocupados e se mobilizaram para fazer doação de sangue tendo em vista que talves fosse necessária proceder com alguma transfusão.

Bom graças a Deus não foi necessário, enfim fato é que: o médico muito tranquilamente chega perto de meu amigo e diz: Bom felizmente não é dengue! Talves seja leucemia ou púrpura. Infelizmente essas são doenças um tanto quanto piores que a tal dengue.

Quando disse rir para não chorar falei sério, mais tudo isso resume-se ao fato de termos uma excelente saúde e de que nossos profissionais na área são perfeitamente capacitados desde suas atribuição enquanto médico ate sua participação social.

Quem aqui nunca se sentiu um lixo ao precisar fazer uso do sistema público de saúde? Eu já. Desfecho, sai do Pronto Socorro sem ser atendido e após alguns dias meu exame deu positivo pra dengue hemorrágica. Que saber a parte boa? Me recuperei sozinho sem tomar nenhum remédio.

Não aconselho isso a ninguém, que isso fique bem claro o certo é se tratar, acho que tive sorte.

9 comentários:

Unknown disse...

Após todos os acontecimentos vividos por nós, em particular Danilo e Rafael, só corrobora com aquela máxima do Renato Russo: “É preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã”. Nostalgias à parte, o fato é que a Dengue deixou de ser somente caso de Saúde Pública. Vejo a Equipe do Governo fazendo quase que diariamente convocação para agende de endemias, eles fazem a parte deles e a gente a nossa, confesso que sou alheia as estas questões, todos aqueles cuidados (de suma importante) para combater esse mosquito, dá preguiça. Até que aconteça comigo ou com algum ente querido, entrarei com minha importância intervenção, tenho consciência ao declarar isto e não fazer para que as coisas minimizem-se, estou deixando de cuidar dos lá de casa, dos vizinhos e assim sucessivamente. Aquela epidemia que houve no RJ com mais de 300 mortes (ou seria um exagero?!) pensei sinceramente que seria exterminada o mosquito da dengue igual o da malária, mas não. Isso já se perdura por anos... Então, tomarei juízo para ficar mais atenta com essas questões e não tem outra é cada um no seu quadrado fazendo o lhe é cabível.
Repensando agora.... Tu foste um verdadeiro milagre, mas você não é normal. rs

=D disse...

Ui... delicia, concordo em numero, g~enero e grau quando trata da responsabilidade que nós cabe no que tange a ambientes apropriados para a reprodução do (aedsegipces), pois também vejo por parte do Estado vários programas educativos tratando da doença e de como acabar com os focos. Mais veja bem minha queria Cientista social, Veja que aqui trato da maneira que se "trata", meio louco né as formas de colocar as pala vras. Mais vc vai entender. Quem nunca foi mal tratado em um hospital e porque nunca precisou ir a um, eu mesmo lembro-me de um dia ter trocao algumas palavras com uma enfermeira no fundação hospitalar, tendo em vista aquela senhora elegantérrima esta destratando um podre ancião que teve por unico erro pedir-lhe uma informação. Existe também a imcompetencia por parte de algusn funcionários. Veja bem, meu irmão esta internado a 4 dias e ninguém nós dise o que ele tem. E olha que já perguntamos bastante. E por fim. EU SOU NORMAL.

Unknown disse...

Concordo que existem pessoas que não tiveram educação, isso nada tem a ver com o funcionalismo público, respeito vem de berço, é dificil eu ter uma opinião sobre isso, até por ser funcionária da Saúde, mas também já fui mal-tratada em instituições públicas e privadas, e o sangue vem nos olhos com vontade de esganar um! Lamento pelo seu irmão e o fato de eles ñ detectarem o que lhe causa enfermidade talvez seja limitações do sistema ou do próprio profissional, questionar a quem? Talvez ao Diretor do hospital seria uma boa, mesmo sabendo que isso ñ ajudará em muita coisa. Nessas horas é apelar pra Jesus pedir discenimento pra esse povo e muita saúde pra família.

=D disse...

Ui... problema resolvido, vou apelar para o criador do mundo, Ele com certeza ira dar providência. Ah sim respeito vem de beço realidade nua e crua ou seria crua e nua? Acho essas frasezinhas formadas que transpassam ano após ano tão bonitas elas justificam com perfeição as imperfeições tanto de sistema quanto de pessoas, a "verdade" e que em uma Estado com saúde de primeiro mundo falar de limitações é meio contraditório.

Unknown disse...

O feliz, porém insatisfeito, é uma pessoa que gosta de reclamar. Não vou entrar no mérito da campanha do Governo anterior. A saúde mundialmente falando tem muito o que avançar, nunca foi e nem vai ser do jeito que gostaríamos! Posso listar inúmeros exemplos e fatos presenciados por esta que vos escreve. De veras tem razão, não é de “primeiro mundo”, mas também não é dos piores, não está nem perto do que merecíamos, mas também não reconhecer o que o Governo tem feito é gostar de apredejar! Por exemplo, temos saúde gratuita, o Sistema Único de Saúde, vulgo SUS, ouviste falar? Nos Estados Unidos não existe, é tudo pago, particular e nem é essas coisas, não vou me estender muito sobre a terra do tio Sam, pois pouco conheço, mas o então Governador tem ampliado as unidades, feito concursos público na área da saúde, este ano validando diplomas médicos, para aquele nossos amigos que moram 10 anos na Bolívia possa contribuir para melhora do estado. Está longe de ser o referencial, mas estamos nos esforçando para tal (falo isso como conhecedora de causa!). Quando se lida com ser humano, logo falamos de limitações.

=D disse...

Aproposito a validação de diplomas é um concurso anual que independe do Governo do Estado, ele depende tão somente do Conselho de Medicina que abre edital baseado em leis que já foram sancionadas pelo Governo Federal. Outrosim vale apena salientar que em nosso estado temos esperas minimas de 4 horas para atendimento é pouco baseando-se que o Vulgo SUS faz alguns vulgos "seres humanos" esperarem em torno de 4 dias nas filas. Digo Vulgos seres Humanos pois é assim que somos tratados nesses estabelecimentos, onde a vida não vale nada e se você não for alheia as causas sociais sabe do que eu estou falando. Exemplo: que sentir que vc não tem valor nenhum no mundo, vá ao hospital, médicos passam por vc como se vc fosse nada.

Unknown disse...

Vc é da oposição, não é? Deve ser, ñ reconhecer de que há mudanças é mal crianção da sua parte.

Unknown disse...

Pronto! O Governo enviou uma Equipe do Samu para Haiti, der o braço a torcer e disserte sobre isto! .)

Anônimo disse...

Não sou da oposição não voto em partidos voto em pessoas, as doutrinas partidárias nunca são cumpridas , o que temos no país hoje. Um presidente de equerda que faz politica de empresários, um presidente lider sindical que quer acabar com o 13° salário enquanto o 14° e 15° dos prefeitos, deputados e LTDA ningém fala nada. Eu não mke prendo as essas besteiras que nada mais são que meras siglas com significados bonitos como partido dos Trabalhadores. hahahaha... Foi uma equiepe do SAMU pra lá foi? O atendimento já não era satisfatório graças a grande demanda, agora com uma equipe a menos vai virar um lixo.

 

© 2009Para se Pensar | by TNB