Liberdade, palavra com tantos significados em meio uma sociedade cada vez menos liberta, fazendo um breve passeio pela história percebe a presença de várias lutas cujo o principal motivo para tal foi o sentimento humano acerca da liberdade em suas várias manifestações: Pessoal, Cultural, Expressão, Credo, etc.
A verdade e que a muito a vontade ser ser liberto, livre de qualquer impedimento é um anseio do homem tanto como pessoa quanto ser social. Bandeiras foram levantadas por essa palavra, ao mesmo tempo que várias foram derrubadas em nome dela. A liberdade proposta pelo
cristianismo nos levou as cruzadas e a grandes navegações. A proposta da verdade que vós libertara também foi pregada ao Novo Mundo.
Hoje, tratamos da liberdade de informação, a censura e artificio brilhantemente utilizado pelo Estado para reprimir o grito dos poucos que ainda lutam pelos menos favorecidos. Todo Governo que se preze restringe o poder dos meios de comunicação. A liberdade a informação e abnegada pelos responsáveis de transmiti-las em troca de favores Estatais.
Pessoas comuns também são duramente
afetadas trancando-se em fortalezas que por vezes chamados de "Casas", a
violência experimentanda em nossa sociedade
obriga-nos a
também fechar as portas ao social, olhamos desconfiadamente para tudo e todos, pois um corpo
caído ao chão na estrada pode ser uma isca para um
possível sequestro
relâmpago.
O caos provocado pelas péssimas politicas públicas criaram depósitos de pessoas que
experimentam por sua vez um mundo donde a liberdade não é mais tão importante, mesmo porque tudo que importa neste novo ambiente e tornar-se forte e resistir as várias humilhações que possivelmente a eles serão impostas. A liberdade se vai juntamente com a perspectiva de vida. Destes se escuta muito: "Eu não tenho nada a perder!"
Enclausurando-se cada vez mais no mundo degradante onde palavras como amor, família, LIBERDADE, fé entre outras tornam-se apenas palavras. Sem o amplo significado que cada uma dessas palavras realmente possuem.